PLÁSTICA REDUZIDA DO ABDÔMEN
Indicação:
Essa cirurgia é indicada para pacientes que apresentam pouca flacidez de pele e pequena concentração de gordura no abdômen, apenas na região abaixo do umbigo. É especialmente recomendada para mulheres que tiveram filhos, pois a gravidez, além de distender a pele e os músculos abdominais, favorece a flacidez e o acúmulo de gordura nesta região, que geralmente não é eliminada com regimes alimentares, massagens ou a prática de exercícios físicos. O Minilipoabdômen não é indicado para o tratamento da flacidez global do abdômen.
Finalidade:
O objetivo desta intervenção é melhorar o contorno corporal na área específica do abdômen, com a retirada do excesso de pele. Esta cirurgia pode ser complementada com Lipoaspiração, a fim de se alcançar resultados estéticos ainda mais satisfatórios. Vale lembrar que esses resultados estéticos não são determinados apenas pela quantidade de gordura retirada, mas pelo tratamento da flacidez da musculatura abdominal. Desta forma, o abdômen passa a manter uma proporção harmoniosa com o tronco e os membros.
Técnica:
A cirurgia plástica do Minilipoabdômen é realizada por meio de uma incisão de aproximadamente 15 cm em formato arqueado logo acima do púbis. A correção da flacidez da musculatura anterior do abdômen (musculatura retoabdominal) resulta num afinamento da cintura. A cicatriz é posicionada de forma a ficar escondida sob as roupas de banho. O umbigo, neste tipo de técnica, permanece inalterado.
Resultados:
Os resultados definitivos começam a ser observados entre o 6º e o 12º mês do pós-operatório. Nos primeiros dias, a tendência é que ocorram edema (inchaço) e insensibilidade relativa.
Período de Internação:
Aproximadamente 24 horas.
Anestesia:
Geral ou peridural (de preferência).
Tempo do Ato Cirúrgico:
Aproximadamente 2 horas.
Pós-operatório:
O repouso é importantíssimo e fundamental para que não ocorram dores e complicações no pós-operatório. Por isso, deve-se evitar ao máximo o ato de sentar e levantar constantemente. Não é recomendado molhar o curativo nas primeiras 48 horas. A partir da segunda semana de pós-operatório, massagens orientadas para modelagem (drenagem linfática) contribuem significativamente para que os resultados definitivos sejam alcançados no prazo previsto. Exposições ao sol e à friagem, assim como esforços físicos em geral, são proibidos durante as 4 primeiras semanas. Um modelador elástico/compressivo deve ser usado durante todo o primeiro mês. Nos dois meses seguintes ele pode ser usado em períodos alternados, conforme orientação médica. A retomada de exercícios físicos é liberada a partir do 3° mês, entretanto, caminhadas podem ser iniciadas a partir do primeiro mês. Recomenda-se massagear a cicatriz com um creme indicado pelo cirurgião a partir da retirada total dos pontos.
Curativos:
São usados curativos de fita adesiva de papel (micropore), trocados periodicamente. Como eles devem ser mantidos sempre secos, recomenda-se a utilização de um secador de cabelos após o banho.
Retirada dos Pontos:
Entre o 7° e o 15° dia.